Equipe

Coordenador
André Miatello

Professor Adjunto de História Medieval da Universidade Federal de Minas Gerais; Professor responsável pelo Núcleo de Pesquisa do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) na UFMG; membro da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais (Cátedra Jaime Cortesão-LEME-CEPESE). Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2010), Mestre em História Social (2007) pela mesma universidade, Bacharel e Licenciado em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Igreja, Ordens mendicantes medievais, Papado, hagiografia, historiografia e cidades italianas.

Sub coordenador
Felipe Augusto Ribeiro

Doutorando em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em História (licenciatura), especialização e Mestrado em História e Culturas Políticas pela mesma instituição. Atualmente é assistente em administração da mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: hagiografia e santidade, religião cívica, regimes comunais e culturas políticas na Itália do século XIII. Pesquisador do LEME - Laboratório de Estudos Medievais e membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM).

Docentes
Aléssio Alonso Alves

Doutor em História e Culturas Políticas do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado e graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: ordens mendicantes medievais e cidades italianas.

Carolina Minardi de Carvalho

Doutoranda em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com foco na temática da migração durante a Idade Média. Possui Mestrado em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), onde desenvolveu atividades de pesquisa e elaboração didática relacionadas ao ensino de História Medieval e às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com foco em temas como a cavalaria e o processo da Reconquista Ibérica. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente, é líder do Núcleo de Estudos Medievais da UFMG (NEME) e integra Laboratório de Estudos Medievais (LEME). 

Luiz Felipe Anchieta Guerra

Mestrando em História e Culturas Políticas, na Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em História (Licenciatura) pela UFMG. Membro do grupo Travessia de estudo e pesquisa em Ensino de História (da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG) e do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-UFMG). Foi bolsista de iniciação científica FAPEMIG no projeto: "Estudo da dimensão política dos sermões da Baixa Idade Média ocidental: república e monarquia", do Prof. Dr. André Luís Pereira Miatello, entre 2015 e 2017. Tem interesse nos seguintes temas: História Medieval, Estudos em Medievalismos, Teoria da História, Ensino de História e História Militar

Olga Pisnitchenko

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2000) e mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016).Pesquisadora do LEME - Laboratório de Estudos Medievais. Integrante do Núcleo de Estudos Medievais (NEME) UFMG e integrante do curso de extensão Iniciação à pesquisa em História Medieval. Membro da SEEM - Sociedad Española de Estudios Medievales desde 2014.

Paulo Renato Silva de Andrade

Possui mestrado (2017) na linha de pesquisa História e Culturas Políticas do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais(2013). Área de atuação: Antiguidade Tardia - Península Arábica pré-islâmica e proto-islâmica (sécs. VI e VII) 

Wanderson Henrique Pereira

Mestrando em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em História (licenciatura) pela mesma instituição. Pesquisador do LEME/UFMG - Laboratório de Estudos Medievais/Núcleo UFMG, em que participa do projeto: Ordens Religiosas Mendicantes e organização político-social na Idade Média (séc. XIII-XV), com o tema : O conceito de affectus em Gilberto de Tournai e sua aplicação na política régia capetíngia (séc. XIII)

CENEX da FAFICH